O charriot é um equipamento vulgarmente utilizado no processamento de troncos cujo diâmetro é maioritariamente superior a 200mm. Por outro lado o produto final obtido a partir da utilização de um charriot é de uma forma geral produtos relacionados com a construção civil e mobiliário. Por vezes também é utilizado como primeiro equipamento de uma linha de madeira para paletes.
O Nº de torres e garras (grifos) devem ser seleccionados em função do comprimento máximo de madeira a processar. Existe disponível charriots de 2 a 5 grifos.
O posicionamento das torres pode ser paralelo, ou independente (opção). Esta funcionalidade de torres independentes permite realizar o alinhamento do tronco, com este grifado. Desta forma o incremento da durabilidade dos órgãos de grifagem e o aumento da produção e produtividade são significativos.
Sistema gira-troncos por cada torre, conferem-lhe uma boa versatilidade.
Consoante o diâmetro máximo dos troncos assim a grifagem deve ser pneumática ou hidráulica. Para troncos até 800mm a grifagem pneumática normalmente é suficiente. A grifagem hidráulica dadas as suas características é utilizada para processamento de troncos de grande diâmetro, acima de 800mm e madeiras duras.